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PlayStation 3

PlayStation 3 (oficialmente abreviado como PS3[6]) é o terceiro console de videogame produzido pela Sony Computer Entertainmente o sucessor do PlayStation 2 como parte da série PlayStation. O PlayStation 3 compete contra o Microsoft Xbox 360 e o Nintendo Wiicomo parte da sétima geração de consoles de videogame.

O principal recurso que distingue o PlayStation 3 de seus predecessores é o seu serviço unificado de jogo online, o PlayStation Network,[7] que contraria a política oficial da Sony de depender dos desenvolvedores de jogos para conseguir tal experiência.[8] Outros recursos do console incluem suas robustas capacidades multimídia,[9][10][11] sua conectividade com o PlayStation Portable[12] e a utilização de formato de disco óptico de alta-definiçãoBlu-ray Disc, como seu meio de armazenamento primário.[13] O PlayStation 3 também foi o primeiro reprodutor no mercado de Blu-ray compatível com a especificação 2.0.[14]

O PlayStation 3 foi inicialmente lançado em 11 de novembro de 2006 no Japão[15], 17 de novembro de 2006 na América do Norte[16], 16 de março de 2007 no Reino Unido e Irlanda e em 23 de março de 2007 na maior parte da Europa e na Oceania.[17][18] Foram disponibilizadas duas SKUs ao lançamento: um modelo básico com disco rígido (HDD) de 20 GB e um premium com um disco rígido de 60 GB e vários recursos adicionais[19] (o modelo de 20 GB não foi lançado na Europa ou Oceania).[20] Desde então, várias revisões foram realizadas aos modelos disponíveis do console, particularmente com o lançamento de um novo modelo “slim” em setembro de 2009, coincidindo com a reformulação do console e seu logotipo.[21][6]

 

Histórico

O PlayStation 3 (então marcado PLAYSTATION 3[22]) foi revelado oficialmente ao público pela Sony em conjunto com o seu controlador original em formato de bumerangue[23] em 16 de maio de 2005, durante a conferência E3 2005.[24] Uma versão funcional do sistema não estava presente na conferência,[25] muito menos na Tokyo Game Show em setembro de 2005,[26] entretanto, demonstrações (como oMetal Gear Solid 4: Guns of the Patriots[25]) foram mantidas em devkits e hardware de PC comparável em ambos os eventos.[25][26]Também foram mostradas sequências de vídeo baseados em especificações preditas do PlayStation 3 (notavelmente a demonstração técnica de Final Fantasy VII).[27] O protótipo inicial mostrado em maio de 2005 apresentava duas portas HDMI, três Ethernet e seisUSB;[28] contudo, ao ser mostrado novamente um ano mais tarde na E3 2006, foram reduzidas para uma porta HDMI, uma Ethernet e quatro USB, presumidamente para reduzir custos.[19][29] Duas configurações de hardware para o console também foram anunciadas: um modelo de 20 GB e um de 60 GB com preços de $499 (€499) e $599 (€599), respectivamente.[19] O modelo de 60 GB seria a única configuração a apresentar uma porta HDMI, conexão Wi-Fi, leitor de cartões de memória e um enfeite cromado com logotipo prateado.[19] Os console foram anunciados para lançamento mundial simultâneo: 11 de novembro no Japão e 17 de novembro naAmérica do Norte e Europa.[30]

Em 6 de setembro de 2006, a Sony anunciou que o lançamento do PlayStation 3 na região PAL (Europa e Oceania) seria atrasado até março de 2007, devida a escassez de materiais utilizados na unidade de Blu-ray Disc.[31]

Na Tokyo Game Show em 22 de setembro de 2006, a Sony anunciou que incluiria uma porta HDMI ao modelo de 20 GB, mas que um enfeite cromado, leitor de cartões de memória, logotipo prateado e Wi-Fi não seriam incluídos.[32] Além disso, o preço de lançamento do modelo de 20 GB japonês foi reduzido em mais de 20%[33] e o de 60 GB anunciado com um esquema de preço aberto no Japão.[33] Durante o evento, a Sony mostrou 27 jogos de PlayStation 3 sendo executados em hardware final.[34]

 

Lançamento

O mostruário do console PlayStation 3 Prateado em 2006.

O PlayStation 3 foi lançado inicialmente no Japão em 11 de novembro de 2006 às 07:00.[15] De acordo com Media Create, 81.639 sistemas PlayStation 3 foram vendidos em menos de 24 horas à sua introdução no Japão.[35]

Pouco após o seu lançamento no Japão, o PlayStation 3 foi lançado na América do Norte em 17 de novembro.[16] Relatos de violência envolvendo o lançamento do PS3 incluem um cliente baleado,[36] campistas assaltados a mão armada,[37] clientes baleado por atiradores que estavam em um carro em movimento portando armas BB[38] e 60 campistas brigando por 10 sistemas.[39]

Foi planejado originalmente um lançamento global do console em novembro, mas o lançamento europeu e no resto do mundo foi atrasado “até março” no início de setembro.[40] Sendo este uma espécie de atraso de última hora algumas companhias já haviam adquirido unidades através de depósito, por isso a Sony informou aos seus clientes que possuíam elegibilidade ao reembolso total ou poderia continuar com a pré-venda.[41] Em 24 de janeiro de 2007, a Sony anunciou a venda do PlayStation 3 em 23 de março de 2007 na Europa, AustráliaOriente Médio,África e Nova Zelândia.[17][18] O sistema vendeu em torno de 600 mil unidades nos seus primeiros dois dias.[42] Em 7 de março de 2007, o PlayStation 3 de 60 GB foi lançado na Cingapura com um preço de S$799.[43] O console foi lançado na Coréia do Sul em 16 de junho de 2007 em uma única versão equipada com um disco rígido de 80 GB e IPTV.[44]

 

PS3 Slim e reformulação do console

Seguindo a especulação de que um modelo 'slim' estava em processo, a Sony anunciou oficialmente o modelo CECH-2000 do PlayStation 3 em 18 de agosto de 2009 na conferência de impressa da Sony na Gamescom.[6][45] Dentre seus recursos está um fator de forma menor e com menos ruído quando ligado. Foi lançado na maioria dos territórios em setembro de 2009. Como parte do lançamento o modelo “slim”, o logotipo do console foi alterado da "fonte estilo Homem Aranha" e PLAYSTATION 3 em letras maiúsculas para um logotipo mais parecido com os tradicionais logotipos do PlayStation e PlayStation 2; e com um PS3 impresso no console.[46] Junto com a reformulação do console e logotipo, a tela de inicialização de todos os consoles foi alterada de “Sony Computer Entertainment" para "PS3 PlayStation 3", possuindo um novo som e tendo sua tela de inicialização de jogo removida.[47] A arte de capa e pacote dos jogos também foi alterada para refletir a reformulação.

Hardware

 

O PlayStation 3 é convexo em seu lado esquerdo, com o logotipo do PlayStation em posição vertical, quando vertical (o lado superior é convexo quando horizontal) e possui um acabamento em preto brilhante.[48] O designer do PlayStation, Teiyu Goto, declarou que o logotipo com fonte inspirada no Homem-Aranha “foi um dos primeiros elementos que o presidente da SCEIKen Kutaragi, decidiu e que o logotipo pode ter sido a força motivadora por traz do formato do PlayStation 3.”[49]

O PlayStation 3 apresenta uma unidade de leitura sem bandeja Blu-ray Disc de 2x para jogos, filmes Blu-ray, DVDs, CDs e outras mídias ópticas.[50] Era disponibilizado originalmente com disco rígidos de 20 e 60 GB (apenas o modelo de 60 GB foi disponibilizado em regiões PAL).[20][51] Um modelo de 80 GB foi, desde então, introduzido nas regiões NTSC[52] e um modelo de 40 GB introduzido em todas as regiões.[53][54] Todos os modelos do PlayStation 3 possuem discos rígidos SATA de 2.5" atualizáveis pelo usuário.[55]

O sistema utiliza o microprocessador Cell criado por SonyToshiba e IBM como sua CPU, a qual é constituída por um “Power Processing Element” (PPE) baseado em PowerPC de 3.2 GHz e oito “Synergistic Processing Elements” (SPEs).[56] O oitavo SPE está desabilitado para melhorar o rendimento do chip.[57][58] Apenas seis dos sete SPEs estão acessíveis aos desenvolvedores visto que o sétimo SPE está reservado para o sistema operacional do console.[58] O processamento gráfico é lidado pelo RSX 'Reality Synthesizer' da NVIDIA, o qual pode transmitir resoluções de 480i/576i SD até 1080p HD.[50] O PlayStation 3 possui 256 MB de memória principal DRAM XDR e 256 MB de memória de vídeo GDDR3 para o RSX.[59]

Possui ainda Bluetooth 2.0Gigabit EthernetUSB 2.0 e HDMI 1.3a integrado em todos os modelos atualmente à venda.[50] A rede Wi-Fi também é integrada nos modelos de 40, 60, 80 GB e slim posto que um leitor de cartão de memória (compatível com mídias Memory StickSD/MMC e CompactFlash/Microdrive) está integrado nos modelos de 60 GB e 80 GB CECHExx.[50][59] O sistema suporta até sete controladores, os quais são conectados através da tecnologia Bluetooth 2.0.[60]

O hardware do PlayStation 3 também foi utilizado para construir supercomputadores de alto desempenho computacional.[61] Fixstars Solutions vende uma versão Yellow Dog Linux para o PlayStation 3 (originalmente vendido pela Terra Soft Solutions).[62] RapidMind produziu um pacote de programação stream para o PlayStation 3,[63] contudo foi adquirida pela Intel em 2009. Também, em 3 de janeiro de 2007, Dr. Frank Mueller, Professor Associado de ciência da computação na NCSU, reuniu 8 PlayStation 3 em cluster. Mueller comentou que os 256 MB de RAM do sistema é uma limitação para esta aplicação em particular e está considerando a tentativa de aperfeiçoar a memória RAM. Softwares incluem: Fedora Core 5 Linux ppc64, MPICH2, OpenMP v 2.5GNU Compiler Collection e CellSDK 1.1.[64][65][57] Logo que uma alternativa com melhor custo-benefício aos supercomputadores convencionais, o exército norte-americano adquiriu clusters de unidades do PlayStation 3 para propósito de pesquisa.[66] Unidades de revenda do PlayStation 3 Slim não podem ser utilizadas para supercomputadores, pois o PlayStation 3 Slim não possui a habilidade de carregar um sistema operacional de terceiro.

Em 22 de março de 2007, a SCE e Universidade Stanford publicaram o projeto Folding@home para o PlayStation 3.[67] Este programa permite que os proprietários de PlayStation 3 emprestem o poder computacional de seus consoles ao auxílio do estudo de processo físicos do enovelamento de proteínas.

Em dezembro de 2008, um grupo de hackers utilizou um cluster de 200 PlayStation 3 para hackear o protocolo de segurança SSL.[68]

 

Modelo original

 

Existem cinco modelos de hardware original do PlayStation 3, os quais são comumente referidos pelo tamanho de suas unidades de disco rígido integradas: "20", "40", "60", "80" e "160" GB.[19][69] A única diferença na aparência dos primeiros cinco modelos era a cor do enfeite, número de portas USB, a presença ou ausência de uma porta (que cobre o leitor de cartões de memória em modelos equipados) e algumas pequenas alterações nos ventiladores de ar. Todos os pacotes de revenda incluem um ou dois controladores Sixaxis e/ou um controlador DualShock 3 (desde 12 de julho de 2008[70][71]), um cabo miniUSB para USB (para conectar o controlador e o PlayStation Portable ao sistema), um cabo de vídeo componente/saída de áudio estéreo, um cabo Ethernet (apenas em 20, 60 e CECHExx 80 GB) e um cabo de força.[69][72][73] Todos os modelos suportam emulação via software do Playstation original,[74][75] mas o suporte à retrocompatibilidade foi sendo continuamente reduzida nos modelos posteriores, sendo Bundle de 80GB de Metal Gear Solid 4 o último modelo a anunciar retrocompatibilidade integrada.[76] Problemas de compatibilidade com jogos em ambos os sistemas são detalhados em um banco de dados público hospedado pelo fabricante.[77] Todos os modelos, excluindo o de 20 GB, incluem Wi-Fi 802.11 b/g. Além de todos esses recursos dos modelos de 20 GB, o modelos de 60 GB possui Wi-Fi IEEE 802.11 b/g interno, múltiplos leitores de cartão de memória (SD/MultiMedia Card, CompactFlash Type I/Type II, Microdrive,[78] Memory Stick/PRO/Duo) e um enfeite colorido cromado.[79] Em termos de hardware, o modelo de 80 GB lançado na Coréia do Sul é idêntico ao modelo de 60 GB lançado nas regiões PAL, exceto pela diferença no tamanho do disco rígido.[80]

Assim como os modelos sul-coreanos e europeus, o modelo de 80 GB (2007) norte-americano também exclui a CPU "Emotion Engine" do PlayStation 2.[76] Entretanto, ainda mantendo o GPU "Graphics Synthesizer".[81] Devido à eliminação do "Emotion Engine", o nível de compatibilidade foi reduzido.[76] Os modelos de 40 GB, 80 GB (2008) e 160 GB possuem duas portas USB ao invés de quatro portas USB em outros modelos e não inclui múltiplos leitores de cartão de memória, suporte à SACD[82] ou qualquer retrocompatibilidade com jogos de PlayStation 2.[21][76] Em conseqüência da remoção da GPU "Graphics Synthesizer", a qual removeu o hardware baseado em PlayStation 2 das unidade.[83][84]

Nenhum Wi-Fi ou leitor de cartão de memória oficiais jamais foi lançado pela Sony para o sistema de 20 GB, embora houvesse planos de lançá-los.[85] Desde setembro de 2009 a Sony não deu mais ênfase nestes complementos propostos. No entanto, como o modelo apresenta quatro portas USB 2.0, rede sem fio e cartão de memória flash o suporte já pode ser obtido através do uso de uma variedade de adaptadores USB externos disponíveis e hubs de mídia de terceiro específicos para o PlayStation 3.[76]

Houve rumores de que o processador Cell na terceira geração do PlayStation 3 (40 GB, 2008 80 GB e 160 GB) passaria do processo de fabricação de 90 nm para o mais recente de 65 nm,[86] o qual o CEO da SCEI, Kaz Hirai, confirmou mais tarde,[87] posteriormente o processador foi reduzido para um processo de 45 nm. Essa alteração diminuiu o consume de energia do console e tornou-o menos caro à produção.[88]

 

Modelo Slim

O PlayStation 3 Slim é um versão redesenhada do console e é o único modelo em produção atualmente. Ele apresenta um disco rígido atualizável de 120GB,160GB,250GB e 320GB sendo 33% menor, 36% mais leve e consumindo 34% (CECH-20xx) ou 45% (CECH-21xx) menos energia que os modelos anteriores;[6][89][90] ou um terço do modelo original. O sistema de refrigeramento foi reformulado, o microprocessador Cell passou para um processo de fabricação de 45nm[91] e o RSX para um processo de 45nm na última revisão e espera-se no futuro a adoção do novo de 32nm no console. O PlayStation 3 Slim vendeu mais que um milhão de unidades em suas primeiras 3 semanas à venda.[92]

O PlayStation 3 Slim também possui suporte à CEC (mais comumente referido por suas marcas de fabricação de BraviaSync, VIERA Link, EasyLink e outros) que permite controlar o console através de HDMI utilizando o controle remoto. O PlayStation 3 Slim também executa-se mais silenciosamente e refrigerado do que os modelos anteriores devido a seu Cell de 45nm. Não possui mais o botão de “energia principal” (similar ao PlayStation 2 Slim), como os modelos de PlayStation 3 anteriores, que localizava-se na parte traseira do console. O suporte para emulação de títulos de jogos do PlayStation 2 não está presente na versão Slim.[6][89] O PlayStation 3 Slim foi lançado oficialmente em 1 de setembro de 2009 na América do Norte e Europa e em 3 de setembro de 2009 no Japão, Austrália e Nova Zelândia.[6][89][93][94] Entretanto, alguns revendedores como a Amazon.com, Best Buy e GameStop começaram a venda do PlayStation 3 Slim em 25 de agosto de 2009.<[95][96] Um PlayStation 3 de 250 GB com temática do Final Fantasy XIII, branco e com desenhos em rosa, foi anunciado oficialmente em 24 de setembro de 2009 na Tokyo Game Show como parte de um ‘’’bundle’’’ no Japão para Final Fantasy XIII, foi revelado inicialmente nos arquivos do FCC como PS3 CECH-2000B.[97][98] A Sony Computer Entertainment Austrália também anunciou mais tarde naquele dia que traria o PlayStation 3 de 250 GB à Austrália, o qual seria vinculado com outros jogos e não apresentaria o tema de Final Fantasy XIII. Ainda que nenhum ‘’bundle’’ americano foi anunciado para o PlayStation 3 Slim de 250 GB, ele será vendido com console separado (exclusivamente) na América do Norte.[99]

 

Controladores e acessórios

 

Vários acessórios para o console foram desenvolvidos, incluindo os controladores sem fio Sixaxis e DualShock 3, o Logitech Driving Force GT, o Logitech Cordless Precision™ Controller, o Controle Remoto BD, a câmera PlayStation Eye e o acessório sintonizador/gravador digital de vídeo PlayTV DVB-T.[148][149]

Em sua conferência à imprensa na Tokyo Game Show 2007, a Sony anunciou o DualShock 3 (marca comercial DUALSHOCK 3), um controlador de PlayStation 3 com as mesmas funções e design do Sixaxis, mas com capacidade de vibração incluída.[150] Primeiras impressões descrevem o controlador como notavelmente mais pesado do que um controlador Sixaxis padrão e capaz de forces vibratórias comparáveis as do DualShock 2.[151] Foi lançado no Japão em 11 de novembro de 2007,[152] na América do Norte em 5 de abril de 2008,[153] na Austrália em 24 de abril de 2008, na Nova Zelândia em 9 de maio de 2008, na Europa em 2 de julho de 2008,[154] no Reino Unido e Irlanda em 4 de julho de 2008 eSeicheles em março de 2010. Durante a E3 2009, a Sony anunciou planos para lançar o PlayStation Move em 2010. Atualmente o PlayStation Move vem incluido no pack 320GB ou no Starter Pack que inclui a camera.

 

Confiabilidade

O PlayStation 3 com o LED amarelo ligado, indicando uma falha não específica

De acordo com Ars Technica, o número de consoles de PlayStation 3 que apresentaram falhas está dentro das taxas normais de falha na indústria de eletrônicos para consumidor.[155]

Entretanto, em setembro de 2009, o programa de televisão Watchdog da BBC exibiu um relatório investigativo ao suporto problema da “luz amarela da morte”, que afeta menos de 0.5% dos PlayStation 3 vendidos no Reino Unido.[156] A luz amarela indica uma falha não específica de hardware que torna o sistema inutilizável.

O programa também mencionou que o PlayStation 3 possui um ano de garantia (típico na maioria dos produtos eletrônicos para consumidos). Proprietários de PlayStation 3 fora da garantia podem pagar a Sony uma taxa fixa para obter um console recondicionado.[156]

Em resposta ao tom do programa, o vice-presidente sênior e diretor-executivo, Ray Maguire emitiu um documento criticando o programa e citando a tentativa em potencial de prejudicar a Sony e a marca PlayStation, afirmando que os três sistemas PlayStation 3 que o programa testou não são evidência de um defeito de fabricação.[157][158]

 

Bug do ano bissexto

Em 1 de março de 2010 (UTC), muitos dos modelos originais (não Slim) de PlayStation 3 em todo o mundo estavam sofrendo de erros relacionados ao seu relógio interno de sistema. O erro teve uma série de sintomas. Inicialmente, o problema principal parecia ser a incapacidade de se conectar à PlayStation Network. No entanto, a raiz do problema não estava relacionado a PlayStation Network, já que até mesmo os usuários que nunca haviam sido conectados também tiveram problemas para jogar os jogos instalados off-line (que solicitava o temporizador do sistema como parte da inicialização) e para utilizar os temas do sistema. Ao mesmo tempo, vários usuários observaram que o relógio do console havia voltado para 31 de dezembro de 1999. O evento foi apelidado de ApocalyPS3, uma brincadeira com a palavra Apocalipse.[159]

O código de erro apresentado era tipicamente 8001050F e os usuários afetados ficaram incapazes de se conectar, jogar jogos, usar temas dinâmicos e visualizar/sincronizar troféus.[160] O problema apenas residia entre a primeira até a terceira geração de unidades do PS3 original, enquanto que os modelos “Slim” mais recentes pareciam estar totalmente isentos.

A Sony confirmou que houve um erro e afirmou: "Estamos limitando a questão e continuando a trabalhar para restaurar o serviço para todos".[161] A partir de 2 de março de 2010 (UTC), os proprietários do PS3 original podiam se conectar a PSN com sucesso e o relógio não mostrava mais a data 31 de dezembro de 1999.[162] A Sony afirmou que os modelos afetados identificaram incorretamente o ano de 2010 como sendo bissexto devido a um erro no método BCD de armazenar da data.[163][164] No entanto, para a maioria dos usuários, o relógio de sistema operacional do hardware (atualizado principalmente a partir da Internet e não associado ao relógio interno) precisou ser atualizado manualmente ou re-sincronizado através da internet.

 

Sistema operacional

A Sony incluiu a capacidade de atualizar o sistema operacional,[165] referido como System Software. As atualizações podem ser adquiridas de várias maneiras:

  • Se o PlayStation 3 possui uma conexão à Internet ativa, as atualizações podem ser transferidas diretamente a partir da PlayStation Network até o PlayStation 3 e subsequentemente instaladas. Os sistemas com Internet ativada procurarão automaticamente por atualizações de software cada vez que o console for iniciado.
  • Ao utilizar um PC externo, o usuário pode baixar a atualização através do site oficial do PlayStation, transferir para uma mídia portátil de armazenamento e instalá-la no sistema.
  • Alguns discos de jogos vêm com atualizações de software do sistema no disco. Isso porque o jogo necessita da atualização para ser executado. Caso haja a necessidade, o software deve ser instalado a partir do disco.[165]

O PlayStation 3 original também possui a capacidade de instalar outros sistemas operacionais,[166] como o Linux.[167] Isso não está incluído nos modelos Slim mais recente e foi removido de todos os consoles PlayStation 3 antigos com a atualização de firmware 3.21 em abril de 2010. O recurso está agora apenas disponível para os usuários de consoles originais que escolheram não atualizar seus softwares de sistema além da versão 3.15.[168]

 

Interface gráfica do usuário

A versão padrão do XrossMediaBar para PlayStation 3 (pronunciado Cross Media Bar ou abreviado XMB) inclui nove categorias de opções. Estas são: Usuários, Configurações, Fotografia, Música, Vídeo, Jogo, Rede, PlayStation Network e Amigos (similar à barra de mídia do PlayStation Portable). Uma décima categoria chamada TV é exibida entre Música e Vídeo se o PlayTV ou sintonizador estiver instalado ou se o console satisfaz certos critérios para acessar serviços de televisão selecionados. Por padrão, a seção O Que Há de Novo do PlayStation Network é exibido quando o sistema inicia-se. O PlayStation 3 possui a capacidade de armazenar vários perfis mestre ou secundário de usuário, gerenciar e explorar fotos com ou sem uma apresentação musical de slide, reproduzir músicas e copiar faixas de CDs de áudio para um dispositivo de armazenamento de dados anexado, reproduzir filmes e arquivos de vídeos a partir de: uma unidade de disco rígido, um disco óptico, armazenamento de massa USB opcional ou cartão Flash; compatibilidade com um teclado ou mouse USB e um navegador da web com suporte a/compatível com recursos de transferências de arquivos.[169] Adicionalmente, mídia UPnP aparecerá nas respectivas categorias áudio/vídeo/foto se um servidor de mídia compatível ou servidor DLNA for detectado na rede local. O menu Amigos permite correspondência com recursos de emoticons e imagens, o bate-papo com vídeorequer uma webcam PlayStation Eye ou EyeToy opcional.[170] O menu Rede permite aquisições online através da PlayStation Store e conectividade com o PlayStation Portable via Remote Play.[170]

 

Gerenciamento de Direitos Digitais

 

O console PlayStation 3 protege certos tipos de dados e utiliza gerenciamento de direitos digitais para limitar a utilização de dados. Jogos e conteúdo adquiridos através da loja da PlayStation Network são governados pelo Network Digital Rights Management (NDRM) do PlayStation. O NDRM permite que usuários acessem os dados a partir de até cinco PlayStation 3 diferentes que foram ativados utilizando um ID de usuário da PlayStation Network.[171] O PlayStation 3 também limita a transferência de vídeo protegidos contra cópia transferidos de sua loja para outras máquinas e declara que vídeos protegidos contra cópia "podem não restaurar corretamente" seguido de certar ações após realizar um backup como transferir uma nova cópia de filme protegido.[172]

Photo Gallery

Photo Gallery é um aplicativo opcional para visualizar, criar e agrupar fotos a partir do PlayStation 3, é instalado separadamente através do software do sistema com 105 MB. Foi introduzido na versão 2.60 do software do sistema e fornecia uma variedade de ferramentas para ordenar e exibir imagens do sistema. O recurso principal deste aplicativo é sua capacidade de organizar fotos em grupos de acordo com vários critérios. Categorias notáveis são: cores, idades ou expresses faciais das pessoas nas fotos. Apresentações de slides podem ser exibidas com o aplicativo, juntamente com músicas e listas de reprodução. O software foi atualizado com o lançamento da versão 3.40 do software de sistema, permitindo que usuário enviem e navegem fotos no Facebook e Picasa.[173]

Editor e Carregador de Vídeos

Um novo aplicativo foi lançado como parte da versão 3.40 do sistema de software, o qual permite aos usuário editar vídeos no PlayStation 3 e carregá-los na Internet. O software apresenta ferramentas básicas de edição de vídeo, incluíndo a capacidade de recortar vídeos e adicionar músicas e legendas. Os vídeos podem ser, então, renderizados e carregados para sites de compartilhamento de vídeos como Facebook e YouTube.[173]

 

 

VidZone

O VidZone é um serviço de transferência online de videoclipes, acessível através da categoria Música no XMB, que permite transmissão gratuita de videoclipes. O catalogo do VidZone abrange mais de 1,5 milhões de faixas, 25,000 videoclipes e 15,000 realtones,[174] incluindo acesso total ao catálogo da Sony BMG[175] e da EMI.[176]

Em 11 de junho de 2009, o serviço do VidZone foi estendido para o sistema de videogame PlayStation 3 na Europa e Austrália, permitindo que os usuários assistam vídeos musicais em seus PlayStation 3 ou transmitam para seus PSP via Remote Play.[177]